Essencis: Novas Licenças, Velhos Problemas.

Recentemente, o Instituto Democracia Popular acessou informações públicas quanto a situação atual do licenciamento para funcionamento das atividades do aterro sanitário da Essencis, considerando o plano de encerramento apresentado em agosto de 2024 prevendo o encerramento de suas atividades para setembro desse ano.

Nos bancos de dados, verificamos a existências de autorizações ambientais do IAT emitidas automaticamente para continuidade de operação do aterro sanitário localizado na CIC, essas autorizações estão vigentes até 2027. Além disso, também verificou-se junto a Secretaria Municipal do Meio Ambiente novo pedido realizado pela empresa de renovação da licença de operação de maio desse ano.

Tendo em vista a nova movimentação por parte da empresa que indica a continuidade de suas atividades apesar do plano de encerramento apresentado, o Instituto comunicou na Ação Civil Pública em andamento essas informações para chamar uma vez mais a atenção do poder judiciário quanto a gravidade do quadro de aterro sanitário Essencis.

Em recente manifestação o Ministério Público reforçou a necessidade de concessão do pedido liminar realizado pelo Instituto visando a suspensão da concessão de licenças para empresa Solví Essencis S.A