NOTA DE REPUDIO À MEGAOPERAÇÃO POLICIAL E AO MASSACRE NO COMPLEXO DO ALEMÃO (RJ)

A Rede Nacional de Advogados e Advogadas Populares – RENAP manifesta sua profunda indignação e repúdio ao massacre realizado pela megaoperação policial nos complexos de favelas do Alemão, da Penha de do Chapadão, na Zona Norte do Rio de Janeiro, no dia 28 de outubro de 2025, deixando, até o presente momento, pelo menos 64 pessoas mortas, a chacina mais letal da história do Rio de Janeiro, mobilizando cerca de 2.500 agentes das polícias Civil e Militar, com uso de armamentos sofisticados de guerra em incursões em áreas densamente habitadas por famílias, contendo crianças, idosos, trabalhadores e trabalhadoras.

O que o Governo do Estado chama de "eficiente combate ao crime organizado" é, na verdade, um projeto político de extermínio da população negra e favelada.

Esta política bélica é uma escolha deliberada. Enquanto o Estado mobiliza fuzis, helicópteros e "caveirões" para invadir favelas, violando sistematicamente os direitos humanos de seus moradores e descumprindo decisões judiciais como a que determinou a adoção de medidas de redução da letalidade policial na Ação de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF) 635, o verdadeiro poder financeiro do crime opera intocado nos centros de poder econômico.

Como é de conhecimento geral, conforme evidenciou a operação Quasar da Polícia Federal, o crime organizado não mora na favela: ele lava seu dinheiro na Faria Lima, em fundos de investimento e operações financeiras complexas, com a conivência de setores da elite econômica e do sistema financeiro.

A política de Cláudio Castro, no entanto, escolhe mirar o varejo com execuções sumárias, mas se recusa a combater o atacado com inteligência e investigação financeira. É a lógica do racismo estrutural que fundamenta a segurança pública fluminense.

O que vemos é a, cada vez mais, naturalizada política de morte executada pelas forças policiais contra cada morador de favela e periferia do estado do Rio de Janeiro.

Leia a NOTA DE REPÚDIO
NOTA DE REPÚDIO À MEGAOPERAÇÃO POLICIAL E AO MASSACRE DO DIA 28 DE OUTUBRO DE 2025 NO COMPLEXO DO ALEMÃO